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sábado, 26 de dezembro de 2009

Dicas de Como Atender Bem ao Cliente

SINALIZE A PRESENÇA DO CLIENTE - Assim que o cliente se dirigir à você, dê-lhe atenção, mesmo que esteja ao telefone, peça-lhe para aguardar. Mostre o quanto ele é importante para a sua empresa.
CHAME AS PESSOAS PELO NOME - Não há música melhor para os nossos ouvidos do que ouvir o nosso nome. Nunca esqueça, porém, de tratá-lo de "Senhor" ou "Senhora" quando for uma pessoa mais velha. Se as pessoas solicitarem que você as chame de você, faça-o, mas conserve o tom profissional e evite intimidades.
SAIBA CONVERSAR - Quem trabalha em contato com o público deve ter uma voz amável e uma conversa que atraia. A voz é oreflexo da disposição e dos pensamentos da pessoa. Pela maneira de falar percebe-se o modo de pensar e de sentir. Com as palavras expressamos idéias, transmitimos sentimentos, manifestamos a nossa inteligência, a nossa cultura e o nosso sistema de trabalho.
SAIBA SE DESCULPAR POR UM ERRO SEU OU DA EMPRESA - Muitas vezes, o cliente espera apenas seu pedido de desculpas por algo que saiu errado. Mostre seu interesse pelo problema e desculpe-se educadamente. Se o erro não foi cometido por você, mas por outra pessoa, desculpe-se mesmo assim, pois você também representa a empresa.
TENHA SEMPRE CANETA E PAPEL À MÃO - Interesse-se pelo o que o cliente tem a lhe dizer. Faça anotações de recados. Não confie na sua memória para guardar números de telefones, endereços ou recados. Não é elegante escrever na palma da mão.
CONHEÇA A EMPRESA QUE VOCÊ TRABALHA - Procure estar atento a todas as mudanças do salão. Conheça o responsável por cada atividade. Emcaminhe corretamente o cliente à pessoa que poderá atendê-lo satisfatoriamente. Nunca diga ao cliente : "Isso não é comigo". Se você não souber responder o que o cliente quer saber, sua resposta é: "Um momento. Vou verificar".
TENHA ORGULHO DO QUE FAZ - Todas as profissões são dignas de respeito. Todos nós temos o nosso papel no mundo. Valorize-se ! Você faz parte da empresa e é um elemento importante ao seu funcionamento. Não importa a posição que ocupe, procure fazer o que gosta e, assim, gostar do que faz. Desse modo, alcançará outros objetivos, pois se você se valorizar e faz o melhor no seu trabalho, o reconhecimento por parte dos seus superiores acontecerá naturalmente.


CABELEIREIRO, volume 1 4°Edição INSTITUTO EMBELLEZE

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